No início dos anos 90 os Suede eram uma banda em claro crescimento na cena musical britânica. Em 1993, e no seguimento do lançamento do seu álbum homónimo, foram inclusive a banda seleccionada pela NME para iniciar uma campanha com o objectivo de romper com a tradição de só os artistas da velha guarda terem a oportunidade de figurar nas actuações dos Brit Awards.
Os Suede não só actuaram nos Brit desse ano como conseguiram arrebatar uma exibição tremenda com "Animal Nitrate" que pode ser testemunhada neste vídeo.
Nesta altura, os Suede começavam um trajecto que é conhecido por todos mas, dois anos antes desta exibição nos Brit Awards, uma baixista e fundadora dos Suede abandonava a Banda.

Na minha humilde opinião, a expulsão de Justine dos Suede não poderia ter ocorrido em melhor ocasião. Ela fundou os Elastica (banda cujo primeiro LP é de enorme qualidade) e (apesar disto nunca ter sido oficialmente confirmado) foi uma grande fonte de inspiração em diversos momentos tanto dos Suede como dos Blur. Existem muitos rumores que dizem que a maior parte do álbum homónimo dos Suede é sobre a Justine, em especial as músicas “Animal Lover” e “Pantomime Horse” e que a resposta que Damon Albarn arranjou para Brett Anderson foi a composição de um tema de “The Great Escape”, onde Brett Anderson será o “verdadeiro” “Charmless Man”.
Damon Albarn e Justine Frischmann separaram-se em 1998 e, mais uma vez, as coisas não foram aceites de um modo leviano por parte de um dos intervenientes. Durante o segundo semestre de 1998, os Blur gravaram “13” e este álbum é conhecido por ser o “breakup album” de Albarn, uma vez que possui inúmeras referências à relação dos dois, algo que é quase evidente em músicas como “Tender” ou “No Distance Left to Run”.
Em 2000, Justine foi questionada acerca de “13”, entre outras coisas assumiu que tinha chorado a primeira vez que ouviu “Tender” na rádio:
Em termos comerciais, os Elastica nunca foram um dos intervenientes centrais da cena BritPop da década de 90 no entanto, individualmente, Justine Frischmann encontra-se intimamente ligada a todos os grandes episódios deste período. Para além do descrito anteriormente, o nome de Justine foi também referido numa edição dos Smash Awards quando Liam Gallagher, em pleno apogeu da guerra Oasis/Blur saiu-se com um "I wouldn't kick that Justine out of bed", algo que, obviamente, não caiu muito bem nem para Albarn nem para Justine.
Justine foi uma personagem central num triângulo amoroso que marcou musicalmente uma era. Confesso que relembrar e investigar acerca deste episódio gerou algum saudosismo na minha pessoa. Por isso mesmo, termino este post com aquela que considero que será a música mais emblemática dos Elastica (por ter feito parte da Banda Sonora do "Trainspotting").
Ladies and gentleman, I give you Justine Frischmann in 2:1:
Sem comentários:
Enviar um comentário