sábado, 29 de maio de 2010

LCD Soundsystem - "This is happening"

Os álbuns de LCD Soundsystem envelhecem com classe. Um "envelhecer” relativo, claro, já que a primeira longa-duração deste projecto foi lançado no não-tão-distante ano de 2005. Mas, ao longo destes últimos anos, a cada audição - estrategicamente espaçada - dos dois primeiros álbuns de LCD Soundsystem, fui sempre descobrindo novos pormenores deliciosos, conceptualizados e brilhantemente executados pelo Mr. Anos Zero (os defensores de Jack White que me perdoem), James Murphy – um veterano da cena musical underground nova-iorquina, e co-fundador da editora DFA, que faz com que todos os under-achieving young adults que andam por aí à solta acreditem que nunca é tarde para se atingir o topo: Ele conseguiu-o há 5 anos, já com 35 primaveras na bagagem, o que na indústria musical é de louvar.

Em “This is Happening”, o terceiro álbum dos LCD Soundystem, James Murphy repetiu, genericamente falando, a fórmula aplicada nos álbuns anteriores. Dance-punk para dar e vender, temas longos e repetitivos (ao estilo do Krautrock), mas que, quando menos esperamos, nos brindam com reviravoltas entusiasmantes ou pequenas explosões de êxtase (ao estilo de… James Murphy). Cada batida é milimetricamente programada com o intuito de nos proporcionar uma verdadeira experiência – sonora e não só. Uma diferença face aos álbuns anteriores reside na inclusão de alguns temas que, não tivessem eles 7 ou 9 minutos (!) de duração, seriam relativamente radio-friendly, como por exemplo “All I Want” e “You Wanted a Hit” (título sugestivo). A escolha de “Drunken Girls” para single é que me pareceu desadequada, dado tratar-se, na minha opinião, de um tema qualitativamente inferior à generalidade dos restantes.

Rezam as cronicas que este grande álbum poderá ser o último dos LCD Soundsystem. Mas tenho fé que James Murphy tenha na manga uma estratégia para nos continuar a surpreender, como tem vindo a fazer até à data. E essa fé, como qualquer outra, consola-me.

(4/5)

Sem comentários: