quarta-feira, 9 de junho de 2010

We Are Scientists – "Barbara"

We Are Scientists - BarbaraOs We Are Scientists vão lançar o seu 4º álbum de estúdio no próximo dia 15, no entanto, e uma vez que já o disponibilizaram para audição no MySpace, é desde já possível conhecer as 10 músicas que o constituem bem como tecer um conjunto de comentários em relação ao álbum.

Antes de mais, Barbara é um álbum pequeno, com dez músicas apenas, a maior parte das quais com menos de três minutos, consegue-se ouvir o álbum inteiro em aproximadamente meia hora. Isto não é necessariamente mau uma vez que, apesar de curto, considero “Barbara” como um álbum consistente (ou pelo menos o mais consistente dos álbuns de WAS). É um conjunto de músicas girinhas (algumas viciantes) que se encontram bem ordenadas e onde é constantemente utilizada a fórmula Indie/Pop Alternativo /Revivalista a que os WAS já nos habituaram.

O álbum abre com o primeiro single “Rules don’t Stop” que tem alguns contornos catchy mas que, por ser o primeiro single e por ser a primeira música do álbum quase que obriga a uma comparação com a excelente “Nobody Move, Nobody Get Hurt” de 2005. Neste “campeonato”, a antecessora vence claramente.
Seguem-se-lhe “I don’t Bite” e “Nice Guys” (segundo single) e, enquanto a primeira é um bocado irrelevante (pela sua simplicidade), já vejo em “Nice Guys” potencial para fazer algum furor em festivais de verão.
Costuma dizer-se que no meio está a virtude, e a verdade é que essa máxima é perfeitamente aplicável a “Barbara”, uma vez que “Jack and Ginger”, “Pittsburgh”, “Ambition”, “Break it Up” e “Foreign Kicks” são para mim as melhores músicas do Álbum, sendo que qualquer uma delas, possivelmente mereceria mais ser o primeiro single do Álbum.
O álbum termina com “You Should Learn” e “Central AC”, duas músicas que, mais uma vez, podem ser caracterizadas como catchy e fiéis seguidoras do conceito natural dos We Are Scientists.

Numa apreciação global, não adorei “Barbara” mas sou capaz de lhe reconhecer valor. Ao quarto álbum, os WAS optaram por manter-se na sua zona de conforto e acho que ninguém pode negar que eles já provaram por várias vezes serem uma das melhores bandas por aí no que diz respeito a criar músicas indie-pop catchy e instantâneas.

Enfim, esperem por dia 15 ou sigam este link para conhecerem “Barbara”. Se quiserem, deixem aqui a vossa opinião!

3/5

Sem comentários: