domingo, 1 de agosto de 2010

Lauryn Hill @ Praça do Comércio – Lisboa

Quando a Lauryn Hill foi anunciada para esta edição do “Festival dos Oceanos” fiquei entusiasmado, mas em nenhum momento imaginei que iria presenciar um concerto tão genial como aquele a que assisti ontem.

A Ms. Hill subiu ao palco instalado no Terreiro do Paço por volta da 1h00 e, durante sensivelmente uma hora e quarenta minutos, presenteou as muitas pessoas que foram assistir a este concerto gratuito com praticamente todas as músicas do The Miseducation of Lauryn Hill, bem como com uma série de músicas do seu tempo nos Fugees.

Durante a primeira fase do concerto, assistimos a versões prolongadas e arrojadas de diversas músicas do super-álbum que Lauryn Hill lançou em 1998. Músicas como “Lost Ones”, “Ex-Factor”, “When it hurts so bad” ou “To Zion” passaram a ter uma duração média de 7 minutos e mostraram que a Lauryn Hill, muitíssimo bem suportada pela sua banda e coros, pode andar desaparecida mas sabe muito bem como animar as hostes.

E se as pessoas já estavam animadas, ainda mais ficaram quando Lauryn Hill referiu pela primeira vez o nome dos Fugees. Penso que as primeiras músicas da banda de formação de Lauryn Hill que ouvimos ontem foram “Zealots” e “How Many Mics”, mas até ao final do concerto, houve tempo para “Fu-Gee-La” e um final (pré-encore) com uma performance brutal de “Ready or Not” (Buffalo soldier, dread-lock rhasta!) e de “Killing me Softly”.

Houve ainda direito a um encore com “Turn your Lights down low” e “Doo-Wop (That Thing)”, em algo que foi um final de concerto absolutamente memorável e que simplesmente fez pensar que o tempo que Portugal esperou por um concerto de Lauryn Hill bem que podia ser recompensado com um novo concerto de Ms. Hill!

Uma última nota, a Lauryn Hill encabeçou o cartaz do primeiro dia deste festival gratuito em substituição da Natalie Imbruglia (que cancelou a sua digressão europeia devido a “motivos pessoais”). Nada contra a Natalie, mas quem ficou a ganhar com esta troca foi mesmo o público que ontem se dirigiu à Praça do Comércio!

Sem comentários: