terça-feira, 21 de setembro de 2010

Edwyn Collins - "Losing Sleep"

Quando soube que o Edwyn Collins se preparava para lançar o seu sétimo álbum a solo fiquei com expectativas altas. Seria o primeiro álbum que este grandioso ícone do mundo indie britânico lançava desde os graves problemas de saúde que o assolaram nos últimos anos e isso, só por si, já era um motivo de interesse para o novo álbum. Adicionalmente, quando foi anunciado que o álbum contaria com participações dos The Drums e de pessoas como Alex Kapranos (Franz Ferdinand), Johnny Marr (The Smiths), Roddy Frame (Aztec Camera), Romeo Stodart (Magic Numbers) ou Ryan Jarman (The Cribs) a expectativa aumentou. Seria uma constelação de artistas que prometiam combinações artísticas interessantes.

Hoje, pela primeira vez, dediquei inteira atenção ao produto final deste novo “Losing Sleep” (que, já agora, se encontra disponível para audição neste link) e posso dizer que, apesar do novo álbum me ter agradado, não o achei nada de transcendente.

Em “Losing Sleep” podemos encontrar inúmeras faixas com ritmos bastante dançáveis, algumas letras bastante catchy e as tais combinações entre Edwyn Collins e os seus convidados que são, efectivamente, interessantes. No entanto, o novo álbum para mim não é mais do que uma compilação de faixas easy-listening que obedecem aquilo que eu considero como o estilo típico de Edwyn Collins.

Uma nota ainda para o conteúdo melancólico de algumas letras e títulos de músicas (algo que me leva a crer que o álbum é um pouco como um testemunho do que Edwyn passou nos últimos 5 anos). Desde perguntas como “What is my Role?” a afirmações como “I’m not sure what to do with myself” (em “Bored)”, um pouco por todo o álbum são sentidas referências a uma quase crise existencialista que, presumivelmente, Edwyn Collins poderá estar a sentir.

Ainda assim, volto a referir que é um prazer ver que Edwyn Collins está de volta (algo que não pensava que voltaria a acontecer) e que, apesar de não considerar o álbum como transcendente, considero-o como uma boa escolha para ouvir, por exemplo, enquanto se está a trabalhar.

Quem quiser fazer o download da faixa que abre “Losing Sleep”, a homónima “Losing Sleep” poderá fazê-lo a partir do Site da NME – neste link.

(3/5)

Sem comentários: