sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Joanna Newsom @ CCB (Grande Auditório)

Apesar do Grande Auditório do CCB ser umas das melhores salas de espectáculos em Lisboa, em termos logísticos e acústicos, não deixa de ter aspecto de sala de conferências, o que é chato. Por um lado, de modo inconsciente, estive sempre à espera que Joanna Newson, principal oradora da noite, começasse a falar sobre aquecimento global ou a crise dos mercados financeiros. Por outro, a magia e o calor vindos do palco pediam outro tipo de ambiente, menos frio e “corporativo”. Mas, no final do dia, o que interessa é a música e nesse campo ninguém saiu do CCB com razões de queixa.

Joanna Newsom tem aquele ar irresistível de girl next door, situando-se numa área cinzenta entre o geek e o sexy e ao mesmo tempo possuindo uma aparente simplicidade que só por si cativa. Após o arrebatador arranque a solo, com o tema 81, Joanna Newson fez questão de apresentar, com calma e clareza, cada um dos cinco talentosos membros da sua banda e partiu para mais uma sequência forte de temas, entre eles Have One On Me, que deu nome ao seu muito aclamado disco de 2010 (que estava à venda na zona de merchandising por uns inexplicáveis € 20) e Easy.

Até ao final da sua actuação de mais de hora e meia, Joanna Newson saltitou, literalmente, entre o piano e a sua querida harpa, sempre irrepreensivelmente apoiada pela sua (algo cansada, talvez) banda, desfilando temas dos seus três discos e espalhando a magia do seu mundo fantasioso e muito próprio, perante um público inicialmente apático, crescentemente caloroso, mas sempre muitíssimo concentrado (ou hipnotizado?), fazendo por merecer as duas longas ovações de pé a que ela e a banda tiverem direito, antes e depois do encore.

Uma palavra de apresso ainda para Alasdair Roberts, um simpático cantautor escocês que, ao longo de meia hora, entreteve o público com a seu folk adocicado e fortemente influenciado pela música e cultura escocesa. Proporcionou à, já concentrada, plateia um belo início de noite.

O alinhamento do concerto de Joanna Newsom (obrigado Blitz):

1. 81
2. Have One on Me
3. Easy
4. Cosmia
5. Inflammatory Wrist
6. No Provenance
7. Soft As Chalk
8. Emily
9. Good Intentions Paving Company
10. Clam, Crab, Cockle, Cowrie

Encore

11. Baby Birch

Sem comentários: