quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Farewell my friends - R.E.M. 1980-2011


Este blog já não é actualizado à uma catrefada de tempo mas o anúncio que os R.E.M. fizeram hoje merece umas linhas.

Tratando-se de uma das minhas bandas favoritas não me sentiria bem se não escrevesse um post sobre o assunto. Para acompanhar a escrita, toca neste momento Drive, a música que abre Automatic for the People, álbum que tenho como um dos melhores que foi lançado em toda a década de 90 e que abre também a playlist que criei no Youtube com vídeos destes senhores.

Com 31 anos de carreira, 15 álbuns de estúdio editados e uns 70 singles, alguns dos quais números 1 a nível planetário, é incontestável que a música destes senhores marcou umas quantas gerações. Só tive o privilégio de os ver ao vivo por uma vez, foi no Pavilhão Atlântico em 1999 aquando da tour do Up. Lembro-me que quando eles cancelaram o concerto de Alvalade de 1995 (Monster tour) fiquei chateado e confesso que estava cheio de esperança de os voltar a ver ao vivo numa tour que não chegou a acontecer para a promoção deste último Collapse Into Now (título sugestivo dadas as circunstâncias actuais…).

Tendo uma idade mais ou menos semelhante à duração dos R.E.M., é justo dizer que estes acompanharam a minha vida até agora. O primeiro álbum que comprei deles foi o Out of Time e, desde então, fui coleccionando toda a discografia que encontrava deles. Algures já neste século descobri as maravilhas que eles fizeram durante os I.R.S. years, quando os R.E.M. ainda estavam longe de ser uma “banda de massas” e foi com interesse que fui investigando e adquirindo álbuns (alguns deles nem reconhecidos oficialmente, como é o caso de um com um concerto dado em Filadélfia em 1983) enquanto me deliciava com o som que eles criaram durante toda a sua carreira.

Apesar de não o achar totalmente inesperado, é com muita pena que vejo este anúncio e parte de mim está neste momento expectante para um eventual regresso dos R.E.M. daqui por uns anos para um conjunto de concertos onde será aplicada a fórmula Best-of. Espero que a Warner, o Michael, o Mike e o Buck estejam a considerar isso!

Para terminar: um adeus e uma pequena listagem de “Must hear” (uma por álbum (escolha difícil)) dos R.E.M:.
Radio Free Europe – Murmur – 1983
So central Rain (I’m Sorry) – Reckoning – 1984
Driver 8 – Fables of the Reconstruction – 1985
Fall on Me – Lifes Rich Pageant –1986
It’s the end of the world as we know it – Document – 1987
Orange Crush – Green – 1988
Near Wild heaven – Out of Time – 1991
The Sidewinder sleeps Tonite - Automatic for the people – 1992
What’s the Frequency Kenneth – Monster – 1994
Leave – New Adventures in Hi-Fi - 1996
At my most beautiful – Up – 1998
All the way to Reno – Reveal – 2001
Leaving New York – Around the Sun – 2004
Supernatural Superserious – Accelerate – 2008
Mine smell like honey – Collapse into now – 2011

E por fim, aqui mesmo embebido, o vídeo de The Great Beyond que seria um crime deixar de for num post tipo tributo para os R.E.M.

Farewell, my friends!

Sem comentários: